Doenças

Degeneração Macular Relacionada á Idade (DMRI)

Definição:

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ocorre geralmente após 60 anos de idade e afeta a área central da retina responsável pela visão de alta resolução (mácula). A DMRI acarreta ao paciente dificuldades principalmente de leitura e de escrita.

Fatores de risco:

Diversos fatores podem estar associados ao aparecimento da DMRI, porém, os mais comuns são: história familiar de DMRI, pele e olhos claros, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras.

Formas de Apresentação:

A DMRI pode ser dividida em duas formas de apresentação:

a) Forma seca (drusas ou atrofia geográfica): Acomete 90% dos casos, sendo considerada a forma mais branda. Os pacientes geralmente permanecem com boa acuidade visual.

b) Forma exsudativa (úmida ou molhada): Responde por 10% dos casos, porém quando não tratada, é responsavel por 90% dos casos de cegueira legal causados pela DMRI.

Sinais e Sintomas:

Os principais sintomas são visão borrada ou distorcida, diminuição da sensibilidade ao contraste e necessidade de iluminação mais intensa para ler.

Diagnóstico:

A suspeita da DMRI se dá através do exame de fundo de olho, mas a confirmação do diagnóstico depende de exames específicos, como a Retinografia Colorida, Angiofluoresceinografia e a Tomografia de Coerência Óptica (OCT).

Tratamento:

O tratamento inclui a prescrição de poli-vitamínicos específicos a base de Luteína, Zeaxantina e Ômega 3 (forma seca), além da injeção intra-ocular de agentes anti-angiogênicos que reduzem a proliferação de vasos sanguíneos, que devem ser aplicados em ambiente hospitalar com anestesia local (forma úmida).

Prevenção:

Além das vitaminas e antioxidantes, o uso de óculos escuros ou claros com proteção UVA e UVB se faz necessária. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras é benéfica na prevenção à DMRI. O tabagismo aumenta em duas vezes a incidência da DMRI, e portanto, deve ser evitado.

imagens