Doenças

Corioretinopatia Serosa Central

A Corioretinopatia serosa central (CCS) é uma doença ocular relativamente frequente que afeta principalmente os homens (10:1) na faixa etária dos 20-45 anos. É unilateral e geralmente afeta indivíduos com o “perfil A” de personalidade que são submetidos a altos níveis de stress e tensão emocional. A CCS pode também ser desencadeada pela exposição a medicamentos como corticosteroides e pela gravidez.

A causa relaciona-se a um aumento da permeabilidade do epitélio pigmentado da retina que permite a passagem de fluido oriundo da coroide (camada repleta de vasos sanguíneos abaixo da retina) causando um descolamento localizado da retina neuro-sensorial.

Os sintomas geralmente são visão central borrada, mancha escura central (escotoma) ou distorção das formas (metamorfopsia).

O diagnóstico é feito por meio do mapeamento de retina com dilatação pupilar. Outros exames importantes no diagnóstico e acompanhamento são a Angiofluoresceínografia e a Tomografia de Coerência Óptica (OCT).

Os pacientes geralmente melhoram sem tratamento em até 6 meses (80% dos casos), porém, em casos específicos pode ser realizado o tratamento com fotocoagulação a laser convencional , terapia fotodinâmica ou a nova modalidade de laser MicroPulse (um laser de baixa intensidade com pulsos curtos e rápidos) eficaz e mais seguro em casos selecionados.

É importante a mudança no estilo de vida destes pacientes, pois as taxas de recidiva variam entre 20 a 30% com o olho contralateral acometido em 10% dos casos.